A endocardite bacteriana é uma doença causada por uma infecção que agride o endocárdio (tecido que reveste a parte interna do coração). Normalmente ocorre quando os microrganismos atingem e se espalham por todo o sistema sanguíneo até chegarem às válvulas do coração.
O quadro pode surgir de uma simples lesão bucal, sangramentos na boca e gengiva e levar o paciente à óbito. Em torno de 50% dos casos diagnosticados têm origem bucal.
Infecções espontâneas resultantes de dentes ou gengivas em mau estado podem causar a endocardite. A boca é a maior cavidade do corpo humano em contato com o mundo exterior. Quando o equilíbrio é quebrado, podem surgir as doenças periodontais (gengivite e periodontite: inflamações na gengiva ou no tecido que une os dentes ao osso). Em suas formas mais graves, elas contribuem para o desenvolvimento de distúrbios cardíacos.
Muitos problemas cardíacos poderiam ser prevenidos por cuidados regulares de higiene bucal e retornos periódicos ao dentista que, se forem negligenciados, chegam ao extremo de colocar a vida das pessoas em risco.
Desta forma, recomendamos aos pacientes a escovação dos dentes de forma correta no mínimo três vezes ao dia (sempre após as refeições); uso de fio dental diariamente e retornos para limpeza, aplicação de flúor e avaliação clínica no consultório a cada seis meses, trimestralmente ou mensalmente dependendo do caso.