Utilização do fio ou fita dental
Corte em torno de 50 cm de fio dental (a parte que foi usada em um dente não pode ser usada em outro para não ocorrer a transmissão de bactérias entre os dentes) e enrole entre os dedos.
Envolva cada dente formando um “C” e deslize de cima para baixo até a margem da gengiva. Em cada espaço o fio deve entrar duas vezes, uma voltado para um dente e a outra para o outro elemento dental para proporcionar a remoção completa da placa bacteriana interdental.
Crie uma sequência olhando no espelho para não esquecer de nenhum dente. É importante usar o fio inclusive atrás do último dente da arcada.
A frequência de utilização deve ser no mínimo uma vez ao dia e de preferência a noite (após o jantar).
Escovação
A escova dental mais recomendada é de cabeça pequena, cerdas macias e retas. Deve ser trocada em média a cada 45 dias ou assim que as cerdas começarem a deformar.
O creme dental deve ser usado em pequena quantidade, uma vez que o principal é remoção mecânica da placa bacteriana pela escova.
As superfícies mastigatórias devem ser escovadas com movimentos de vai e vem na horizontal.
As partes interna e externa devem ser escovadas nos dentes superiores de cima para baixo e nos inferiores de baixo para cima, podendo combinar com os movimentos circulares, mas escovando uma arcada de cada vez, mesmo na superfície externa não escove as duas juntas para não perder a eficácia da limpeza. Nunca realize movimentos horizontais nestas superfícies, somente verticais ou circulares para não causar a retração da gengiva. Os horizontais devem ser realizados somente nas superfícies mastigatórias dos dentes anteriores e posteriores.
Por último coloque a língua para fora e escove com as cerdas da escova ou com o limpador sempre de trás para frente.
A escovação deve ser realizada no mínimo três vezes ao dia, sempre após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e se possível após os lanches também.