A saúde oral de pacientes oncológicos (com câncer) deve estar em bom estado, porque as características da cavidade oral possibilitam a ação de agentes agressores, predispondo a várias lesões que além dos sintomas bucais podem desencadear efeitos sistêmicos (no corpo).
Em pacientes com saúde bucal razoável deve ser realizado todo tratamento de prevenção e conservação dental com complementação de aplicação de flúor antes, durante e após o tratamento radioterápico ou quimioterápico, evitando a formação de lesões de cárie.
Outro efeito colateral do tratamento oncológico é a mucosite (formação de feridas doloridas na boca). Para a prevenção é indicada a aplicação de laser de baixa potência antes, durante e após o tratamento.
A diminuição da salivação (xerostomia) também é um efeito adverso muito comum. Orientamos os pacientes a bochechar com salivas artificiais, beber de dois a três litros de água por dia e aplicamos laser nas glândulas salivares comprometidas, estimulando a secreção de saliva.