Doença periodontal aumenta o risco de doenças cardíacas

Posted on

foto16

A gengivite é a forma mais branda da doença periodontal, caracterizada pela gengiva vermelha, inchada que sangra com facilidade durante a escovação, uso do fio dental ou de forma espontânea. Tratamos com orientação em higiene bucal, laser, ultrassom e limpeza em nosso consultório, sem deixar sequelas.

Caso a gengivite não seja tratada a tempo, pode evoluir  para a periodontite, doença que provoca a destruição do tecido ósseo. O fator etiológico determinante desta enfermidade é a placa bacteriana. Tecnicamente não é contagiosa, mas as bactérias que causam a reação inflamatória podem ser transmitidas pela saliva.

A doença periodontal pode causar mau hálito e comprometimentos estéticos. Caso não seja diagnosticada  precocemente, pode causar retrações gengivais associadas à reabsorção óssea, comprometendo a estética do sorriso, podendo inclusive em casos mais severos, causar a mobilidade dental e caso não tratada, a perda dos dentes.

A melhor prevenção é feita com a escovação após todas as refeições, incluindo o café da manhã, uso do fio dental diariamente e consultas odontológicas no mínimo a cada seis meses.

A doença muitas vezes é assintomática, por isso fazemos a sondagem gengival de todos os pacientes para o diagnóstico o mais precoce possível.

A periodontite não tratada pode aumentar a inflamação no corpo, aumentando o risco de desenvolvimento de complicações de saúde mais graves, incluindo a doença cardiovascular.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *