O diagnóstico do câncer bucal normalmente é realizado pelo cirurgião-dentista.
Na avaliação de todos os nossos pacientes, além do exame clínico dos dentes e gengiva, realizamos também o exame detalhado da língua, mucosa jugal (parte interna da bochecha), assoalho bucal, palato (céu da boca) e da mucosa bucal como um todo, para o diagnóstico precoce de qualquer tipo de lesão bucal.
Caso seja diagnosticado o câncer de boca ou em qualquer outra região do corpo que tenha indicação médica de radioterapia e/ou quimioterapia, realizamos todo o tratamento preventivo, como orientação em higiene bucal, profilaxia (limpeza) e aplicação de flúor para minimizar os efeitos colaterais do tratamento e diminuir o risco de lesões de cárie de radiação (muito comuns em pacientes submetidos à radioterapia).
Realizamos também a laserterapia antes, durante e após a quimioterapia e/ou radioterapia para a prevenção e tratamento da estomatite e outras lesões bucais que o tratamento oncológico pode causar. O laser de baixa potência é um tratamento indolor, tem ação analgésica, anti-inflamatória e acelera a cicatrização de lesões na boca.