Os estímulos mais frequentes que podem causar a sensibilidade dentinária são: ar frio, alguns procedimentos odontológicos e alimentos quentes ou frios, ácidos e doces.
A hipersensibilidade dentinária é provocada pela retração gengival, que pode ocorrer por excesso de força na escovação ou escovação inadequada (com movimentos horizontais nas superfícies externa e interna dos dentes), doença periodontal (na gengiva e no osso) e alimentos e bebidas ácidas que podem gradualmente desgastar o esmalte que recobre a dentina, expondo pequenos orifícios na raiz dos dentes (túbulos dentinários). Estes túbulos tem comunicação com a inervação dentária, causando dor.
A prevenção da hipersensibilidade é feita com a escovação adequada e com pouca força (escova de cabeça pequena, macia e reta e realização de movimentos verticais ou circulares nas superfícies interna e externa dos dentes, evitando doenças periodontais e retrações gengivais-para maiores detalhes sugiro a leitura do post de técnica de higiene oral) e com o baixo consumo de bebidas e alimentos ácidos.
A massagem por um minuto com os dedos utilizando os cremes dentais para dentes sensíveis nas regiões afetadas e posterior escovação com os mesmos cremes ajudam a aliviar a dor. Mesmo assim é importante comunicar o seu dentista para que ocorra a identificação da causa da sensibilidade, pois os sintomas podem identificar algum outro problema oculto.