A implantodontia é a especialidade da odontologia que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais (Resolução CFO nº 63/2005).
Atualmente o Brasil está muito adiantado em pesquisas na área de implantes e o mercado brasileiro de destaca no cenário mundial.
O implantodontista tem a competência para os seguintes procedimentos: o diagnóstico das condições das estruturas ósseas maxilares e mandibulares (ossos das arcadas superior e inferior, respectivamente); diagnóstico de alterações das mucosas bucais e das estruturas de suporte dos dentes; técnicas e procedimentos de laboratório relativos aos diferentes tipos de próteses a serem executadas sobre os implantes; realização de enxertos ósseos e gengivais e de implantes dentários.
Além da osseointegração e reabilitação com as próteses cerâmicas, os especialistas em implantes devem se preocupar com o controle e manutenção da saúde peri-implantar, harmonia estética ao redor dos implantes reabilitados proteticamente (contorno e volume gengival), alcançando a excelência na saúde e estética do sorriso dos pacientes.