A maioria dos pais só procura atendimento odontológico para as crianças em caso de desconforto ou dor. Normalmente estes sintomas estão associados a lesões de cárie profundas (muitas vezes já com comprometimento do canal do dente).
Os estágios iniciais da cárie são assintomáticos (sem sintomas), mas quando a lesão não é tratada pode aumentar e atingir um tecido que fica por baixo do esmalte dental (dentina), causando o começo da dor.
Caso não ocorra tratamento nesta fase, a cárie pode atingir a polpa dental, necessitando muitas vezes de tratamento de canal. Mesmo em dentes decíduos (de leite) que têm comprometimento endodôntico (de canal), o tratamento deve ser realizado para não prejudicar o dentes permanentes que se formam por baixo do dentes decíduos.
A dor de dente prejudica a alimentação, atividades de lazer, aprendizagem, desempenho escolar e comportamento da criança.
Os pais devem ficar atentos para alterações na rotina e comportamento dos filhos, como dificuldade de alimentação, choro durante as refeições, mastigação somente de um lado da boca e choro durante o sono. Caso ocorra alguma alteração, o cirurgião-dentista deve ser procurado para a realização do exame clínico e indicação do melhor tratamento para cada caso.
A prevenção ainda é o melhor tratamento. Atendemos as gestantes para passar todas as orientações e cuidados com a higiene bucal da criança e avaliamos os bebês para detecção precoce de qualquer alteração que possa existir. Realizamos a profilaxia (limpeza) nas crianças pequenas também a cada seis meses para evitar possíveis lesões de cárie e problemas bucais.