As atividades esportivas de impacto ou que possam provocar quedas como rúgbi, skates, lutas, futebol, basquetebol e beisebol, podem causar ferimentos na boca e fraturas dentárias. Para a proteção dos dentes e mucosa oral existem protetores bucais que são adaptados sobre os dentes.
Os brackets dos aparelhos ortodônticos aumentam ainda mais o risco de lacerações e cortes na língua, bochecha, lábios e gengiva. Os protetores bucais normalmente são usados sobre os dentes superiores, mas são confeccionados sobre os aparelhos e próteses para evitarem estes tipos de lesões, cobrindo os dentes inferiores também nestes casos.
Os protetores não devem atrapalhar a respiração ou fala e devem ser resistentes à ruptura e confortáveis.
A melhor opção de protetor bucal é o multilaminado realizado sob medida com o cirurgião dentista. São feitos moldes e modelos dos dentes e estruturas bucais no consultório e por meio de lâminas de EVA podem ser confeccionados protetores de várias espessuras de acordo com a modalidade esportiva.
Em crianças e adolescentes os protetores devem ser trocados com maior frequência por causa do crescimento. Mesmo em adultos devem ser feitas revisões a cada seis meses para verificar se não houve desgaste que possa reduzir a proteção.