Os remédios ácidos consumidos de forma crônica, como no caso de medicamentos antiasmáticos, podem estar relacionados ao aumento da incidência da erosão dental de dentes decíduos (de leite).
Já existem pesquisas científicas que comprovaram que um medicamento antiasmático (Sulfato de Salbutamol, encontrado na composição do Xarope Vick) provoca redução na microdureza superficial, aumento na rugosidade e desgaste do esmalte decíduo, resultando em erosão dentária (pequenas cavidades na superfície dos dentes).
O aumento de casos de erosão dental também está relacionado a mudança de hábitos e dieta da população. Alimentos ácidos como refrigerantes e frutas cítricas (como limão) também podem provocar esta desordem sobre a estrutura dos dentes.
A maior preocupação é o uso prolongado de medicamentos pediátricos ingeridos a noite. A frequência de ingestão interfere na produção de protetores de saliva (menores no período noturno).
Para prevenir a acidez dos remédios e frutas cítricas são recomendados alimentos ricos em cálcio como iogurte, leite, queijo e derivados. Eles garantem o equilíbrio da acidez dentária e minimizam os efeitos que o PH ácido pode causar.
São recomendados também a mínima ingestão possível de refrigerantes, o uso de creme dental fluoretado e enxague bucal com flúor, ajudando na remineralização dos dentes.