Surgem dez mil novos casos de câncer de boca no Brasil a cada ano. A cura pode ser total quando o diagnóstico é realizado precocemente. Porém, infelizmente a maioria dos pacientes só procuram um cirurgião-dentista quando a lesão está em estágio avançado.
O principal sintoma do câncer bucal é o aparecimento de feridas que não cicatrizam em uma semana. Manchas vermelhas, brancas ou pretas, dificuldade de deglutição (engolir) e sangramento também são fatores importantes.
O câncer de boca pode atingir os lábios e a cavidade oral (gengiva, língua, parte interna das bochechas, assoalho e céu da boca). Em estágios avançados da doença algumas pessoas apresentam dificuldade para falar, engolir e mastigar.
A grande maioria dos pacientes que apresentam câncer bucal fumam e ingerem bebidas alcoólicas com frequência.
O auto exame é de fundamental importância para a detecção precoce de lesões que não cicatrizam em até duas semanas. Em frente ao espelho os pacientes podem olhar a língua, bochecha, lábios e gengiva.
Sempre examinamos a face (exame extra-oral) e todos os tecidos intra-orais (além dos dentes) nas consultas para o diagnóstico precoce de qualquer lesão que possa aparecer em nossos pacientes.